Palestra Paulo Trevisani no II Workshop Inesquecível Casamento


Paulo Trevisani, sócio-proprietário da Bárbara Trevisani Chocolates e Doces Finos ministrou uma interessante palestra intitulada “O Doce no Casamento” durante o II Workshop promovido pela revista Inesquecível casamento, em evento realizado no início do mês no Castelo do Batel

O Patissiêr abordou a temática partindo dos casamentos reais na Inglaterra e em Mônaco, quando falou sobre os bolos reais das ocasiões. Após falou sobre as mesas de doces, enfatizando que a mesa de doces é um grande destaque nos eventos e que o grande desafio dos profissionais é fazer com que estes doces sejam o que chamou de uma “experiência gastronômica rica, visual e principalmente gustativa”.

Na seqüência, Paulo falou sobre as tendências na área da confeitaria fina, enfatizando a necessidade da diminuição do nível de açúcar para valorizar os sabores e combinações dos produtos. “O açucar entrou no corpo e na alma do brasileiro” com esta citação do sociólogo Gilberto Freyre o palestrante comentou sobre a construção histórica do nosso perfil gastronômico e as mudanças que estão ocorrendo com a sofisticação do paladar da população.

Sobre a configuração da mesa de doces, o também chocolatier citou os doces clássicos, sempre presentes, que agora surgem com novas leituras visuais e enfocou principalmente o universo do chocolate. Chamando a atenção para este último, Paulo fez um breve mas rico resumo sobre a cultura do chocolate, os chocolates de origem, graus de teor de cacau, combinações com sabores inusitados e instigantes. Também comentou sobre as experiências adquiridas com suas visitas à Europa, especialmente Paris, onde busca inspiração e novas técnicas, a exemplo do Salon du Chocolat, que visitárá em Outubro. “Procuro a novidade, mas gosto de combinar com os nossos sabores”, explicou para ao público presente onde destacou a necessidade de voltarmos nossos olhos para a riqueza das nossas castanhas e frutos , o que foi incentivado também através da degustação de um bombom de capuaçu e chocolate 70% de origem Bahia.

“Alimentar-se é emocionar-se” finalizou o palestrante, destacando a importância sensória física mas principalmente emocional que o alimento nos proporciona, despertando antigas ou criando novas lembranças, principalmente quando isso ocorre em ocasiões tão especiais como o casamento.

Comentários

Postagens mais visitadas