Encantos da França

Os Encantos da França, com Paulo Trevisani, continua com seu terceiro capítulo cheio de visitas, cheiros e gostos….
“Produtos mil e cozinhas históricas
Olá pessoal,
Paris é uma festa! Vou parafrasear somente o título do livro do consagrado Ernst Hemingway escrito na década de 60. Sem dúvida podemos dizer que a cidade é uma festa sensorial, pois nos proporciona mil e uma experiências visuais, olfativas, gustativas.

Estou hospedado próximo às chamadas grande galerias e uma das principais, a Lafayette, famosa por sua linda cúpula, possui um enorme espaço gourmad onde você encontra de tudo, do alimentos mais básicos como um singelo iogurte a um caviar petrossian, custando cerca de mil euros o pequeno pote, chocolates do mundo todo, embutidos, foie gras,mostardas, açúcares e sais incríveis como o rosa, proveniente do Himalaia. Charmosos estands dão oportunidade para nos deliciarmos com o trabalho dos boulangers, fromagers e chocolatiers diversos . Não há como resistir, pois somos quase que hipnotizados pelo aroma e pelas cores dos temperos e ervas que no nos saúdam logo na entrada. Para os amantes do gosto, uma parada obrigatória.


Nos arredores de Paris não há como não visitar Versailles e a opulência e grandiosidade do local são de tirar o fôlego. Dentro da propriedade estão os domínios de Maria Antonieta, sua casa, e ali, como não poderia deixar de ser, também o que me chamou a atenção foi a cozinha real, espaço singelo, com um ar um tanto lúgrube, mas que deu asas ao pensamento, onde tentei fazer um esforço imaginativo da quantidade e riqueza dos alimentos e pratos ali preparados, os quais sem dúvida seriam (desculpe, mas não vou perder o trocadilho)… de perder a cabeça!!


Outro local que encanta é a singela Giverny, onde pude contemplar a casa e os jardins de Claude Monet. Assim como em seus quadros, as cores invadem a nossa a retina, oportunizado tanto pelas flores diversas como pelo interior da maison. Lá também fiquei encantado pela cozinha e sala de jantar, onde Monet reunia pontualmente a família para as refeições. O grande mestre impressionista era um amante da boa gastronomia, exigente e cuidadoso com a qualidade dos pratos que eram preparados. Logo em frente à casa de Monet há uma restaurante chamado Les Nymphéas, homenagem á uma série dos mais famosos quadros do artista. Diariamente este espaço proporciona uma verdadeira viagem no tempo, pois disponibiliza em seu cardápio pratos que eram degustados por Claude, esposa, filhos e eventuais convidados, os quais são preparados rigorosamente com os ingredientes da época. Estas receitas são baseadas no livro “A Mesa Com Monet”, de Claire Joyes, com o qual já havia sido presenteado no Brasil (agradeço mais uma vez ao amigo Ricardo pelo delicioso presente). Na ocasião, degustei coelho asado e com vinho branco e echalottes, batatas assadas ao sauce blanc e legumes à julienne. Um prato suave, aromático, delicioso. Com certeza Monet era inspirado não só pelo lugar em que morava, pois Giverny é de uma beleza ímpar, mas também pela mesa de que se servia. Texto Paulo Trevisani




Comentários

Postagens mais visitadas